O aplicativo QuakeWatch Austria torna mais fácil e descomplicado inserir percepções sobre terremotos.
"QuakeWatch Austria" representa uma expansão na direção da Ciência Cidadã. O QuakeWatch Austria visa envolver ainda mais grupos populacionais na pesquisa sobre terremotos. O objetivo é o registro mais rápido e preciso das percepções e efeitos do terremoto na Áustria. Esta informação também apoiará uma melhor avaliação da exposição a futuros terremotos.
As áreas típicas de terremotos
Os terremotos ocorrem quando as tensões na subsuperfície que foram formadas pelo movimento das placas tectônicas são liberadas repentinamente. Na Europa, o campo de tensões tectônicas é determinado pela Placa Adriática, que se desloca para o norte e encontra a Placa Eurasiana. Uma consequência desta colisão é a dobragem dos Alpes, que está relacionada com a atividade sísmica.
Na Áustria, a população percebe uma média de 40 terremotos por ano - o que corresponde a uma média de cerca de três terremotos por mês. A maioria dos terremotos são perceptíveis por um claro tremor, mas a cada dois ou três anos na Áustria, pequenos danos aos prédios causados por um terremoto mais forte devem ser esperados. Danos graves em edifícios (I0> 8 ° EMS) ocorrem com uma frequência significativamente menor, o período médio de retorno aqui é de cerca de 75 anos.
O aplicativo é executado na plataforma SPOTTERON Citizen Science e pode ser baixado gratuitamente.